Nacionalidade Portuguesa para Filhos - BVMS Advocacia

Nacionalidade Portuguesa para Filhos






Nacionalidade Portuguesa para filhos em 2022

Caso procure consultoria ou atuação profissional para obter sua Nacionalidade Portuguesa, entre em contato conosco.

nacionalidade portuguesa para filhos está em evidência nos últimos anos, principalmente entre os brasileiros descendentes de portugueses, graças às recentes alterações legislativas sobre o assunto que facilitaram seu acesso.

Junto a esse fato, observa-se que o governo português tem criado incentivos para atrair estrangeiros, como programas para a abertura de empresas e atração de investimentos, com o único objetivo de fortalecer a economia local.

Além disso, fatores como segurança, saúde, qualidade de vida, maiores oportunidades, em todos os sentidos, ou os benefícios do passaporte português continuam sendo atrativos para a procura desse tipo de serviço entre brasileiros e moradores de países de Língua Portuguesa.

Você quer saber como obter seu direito? Então acompanhe o texto e saiba o que é necessário para obter sua Nacionalidade Portuguesa para Filhos.

Antes de falar mais sobre o tema, convidamos o (a) leitor (a) a conhecer nosso trabalho. Além disso, inscreva-se na newsletter ao final da página e nos siga no Instagram para mais conteúdos exclusivos.
Caso precise de apoio jurídico para requerer sua Nacionalidade Portuguesa, entre em contato conosco diretamente pelo WhatsApp 
clicando aqui ou preencha o formulário abaixo.

Quais são os Requisitos Legais?

A Lei de Nacionalidade define que os filhos de cidadãos Portugueses nascidos em território estrangeiro terão o direito concedido.

Isso significa que você poderá adquirir a nacionalidade se for filho de pais portugueses ou estrangeiros que tenham a nacionalidade portuguesa.

Contudo, o controverso art. 14 da Lei de Nacionalidade, alvo de alguns projetos de lei e movimentos que buscam sua revogação, define que a nacionalidade é obtida apenas pelo filho menor de idade.

Mas fique tranquilo, o filho maior de idade também pode obter sua nacionalidade. Para isso, no entanto,  deverá comprovar que o reconhecimento da filiação do ascendente de nacionalidade portuguesa ocorreu na menoridade.

Em caso de filhos adotivos, o processo de adoção deverá ter ocorrido de forma legal, homologada em tribunal português. No entanto, para a dupla cidadania, a adoção deve ocorrer na menoridade e deverá ser comprovado vínculo com a comunidade portuguesa.

Para o caso de filhos menores de idade nascidos em território português, com a nova regra, estes serão cidadãos portugueses desde que um dos pais resida em território português legalmente há pelo menos 1 ano.

Como funciona o procedimento e quais os documentos necessários

O procedimento pode ser feito via Consulado, no Brasil, ou diretamente em Portugal, o que costuma ter o trâmite mais rápido. Importante ressaltar que o procedimento pode ser feito a qualquer momento.

Para isso, você deve entregar todos os documentos solicitados, tais como certidões, documentos portugueses do genitor atualizados, dentre outros.

É importante que nenhuma certidão esteja com dados incorretos e que as informações no documento brasileiro coincidam com as informações dos documentos portugueses.

Caso haja qualquer erro, será necessário fazer a retificação de registro, feita administrativamente ou judicialmente, a depender do caso.

Além disso, caso os genitores tenham casado no Brasil ou o genitor portugês tenha falecido, é importante que a respectiva certidão seja transcrita em Portugal.

O Governo Português determina que sejam entregues:

  • Requerimento disponível no consulado ou conservatória;
  • Certidão de nascimento do filho e genitores (para documentos brasileiros, estes devem ser apostilados);
  • Documento de identificação do filho e genitores (para documentos brasileiros, estes devem ser apostilados);
  • Comprovante de residência.

Quanto custa

Certamente, o segundo passo para obter sua Nacionalidade Portuguesa é saber quais as taxas e valores envolvidos.

Para o requerimento, em se tratando de maiores de idade, o governo português cobra uma taxa de 175 € para filhos maiores e gratuito para menores de idade.

Além desse custo, o interessado precisa ter em mente que a busca por documentos e o apostilamento, para o caso de documentos brasileiros, terão um custo que varia de acordo com cada situação. Além disso, os documentos têm prazo de validade.

O apostilamento, por exemplo, tem um custo que varia de acordo com a quantidade de páginas enviadas ao cartório.

Por isso, tenha em mente que haverá custos além do cobrado pelo governo português.

Quanto tempo demora

Normalmente, devido à alta demanda pelo procedimento e baseado em nossa experiência, o tempo médio aproximado para a obtenção de sua nacionalidade está entre 12 a 24 meses, desde que todos os documentos estejam em conformidade.

No entanto, o governo poderá socilitar outros documentos ou diligências adicionais durante a análise, o que poderá atrasar essa estimativa. 

Um processo mal feito, além da perda de tempo e dinheiro, poderá gerar transtornos e prejudicar a obtenção de sua nacionalidade. Por isso, é de extrema importância que o processo seja feito por profissionais qualificados e experientes para a função. 

Diferenciais de BVMS Advocacia para obter sua Nacionalidade

Com anos de experiência na advocacia internacional, alto percentual de deferimento em seus pedidos de nacionalidade portuguesa e índice máximo de satisfação de seus clientes, a equipe BVMS Advocacia está capacitada para atender sua demanda com qualidade, agilidade e assertividade.

O compromisso com nossos clientes começa com uma avaliação criteriosa da legislação e procedimentos jurídicos em vigor, a fim de proporcionar boas entregas.
Em 2021, por exemplo, atuamos diretamente para garantir a tramitação de projeto de lei nº 810/XVI junto ao parlamento português para ampliar o rol de beneficiários da nacionalidade portuguesa.

Ademais, temos o compromisso de (i) retornar o contato de nossos clientes com rapidez, após o preenchimento do formulário ou envio de e-mail e; (ii) protocolar petições, manifestações e iniciar processos no menor tempo possível, após o envio de toda a documentação solicitada por nossa equipe, afinal, entendemos que a rapidez é parte importantíssima na boa prestação do serviço.

Por isso, caso procure consultoria ou atuação profissional para obter sua Nacionalidade Portuguesa, entre em contato conosco.

Contato

© 2024 BVMS Advocacia – Todos os direitos reservados.